Essa é uma frase atribuída a Henry Ford com um significado muito importante para a vida financeira. Poderíamos dizer em outras palavras que não importa o quanto ganhamos, se não guardarmos nada, não podemos ser ricos nunca.
Comumente a ideia de riqueza é relacionada com altos gastos e o que entendemos por “ostentação”. Se vemos alguém gastando muito dinheiro, provavelmente supomos que a pessoa é rica. No entanto, nos dias de hoje, gastar muito não é sinônimo de ser rico.
Na verdade, gastar muito pode significar o contrário do que se parece. Quanto mais se gasta, a riqueza se esvai rapidamente. Boa parte das pessoas ricas chegaram aonde estão porque deixaram de gastar com coisas supérfluas e aprenderam a poupar. Por isso é extremamente importante ter uma boa educação financeira para que os investimentos do futuro sejam bem-sucedidos. Se você quer comprar um carro, é importante poupar ou investir ao mês em um consórcio.
Nós, do Consórcio Carlessi, temos planos de consórcio de produtos e veículos, planejando a sua entrada para o objetivo desejado. Mas como funciona um consórcio?
O consórcio é na verdade uma junção de pessoas que têm um objetivo em comum, por exemplo, comprar um carro, uma casa ou uma moto. As pessoas planejam individualmente comprar um bem e então buscam uma administradora de consórcio. Então em contato com a administradora, o preço do bem é dividido em parcelas mensais. O participante paga sua parcela mensalmente investindo no seu objetivo e passa a poupar o dinheiro que seria gasto com outras coisas.
Todo o mês, ocorre a assembleia na qual, pelo menos, um integrante do grupo é contemplado com o bem.
A vantagem do consórcio é que não há cobrança de juros e sim somente uma taxa administrativa. Além disso, quem opta pelo regime de consórcio pode receber o bem de três maneiras: por sorteio, por lance ou ao receber o valor do crédito no encerramento do grupo.
Voltando para a ideia inicial, não somos ricos por aquilo que ganhamos, pois se pode ganhar o quanto quiser em um mês e gastar todo esse dinheiro facilmente. No entanto, uma pessoa pode alcançar a riqueza a partir do que ela não gasta. Então ao invés de optar por comprar coisas supérfluas durante o mês, é importante pensar sobre como esse gasto pode ser redirecionado ou investido, seja em um consórcio ou não, para que se acumule riquezas ao longo da vida!
Comments